1º dia de atividades - MÚSICA

A aplicação do projeto iniciou-se no dia 10 de agosto de 2015. Os educandos demonstraram estar bastante entusiasmados com o início do novo projeto.
Primeiramente foram realizadas mudanças com relação ao posicionamento das bancas, que usualmente ficam posicionadas em fileiras, desta vez estariam em forma de “U”. A partir de então foi iniciada a apresentação com os objetivos, metodologia e expectativas para serem explicados aos educandos e professora, com o auxílio de uma apresentação em slides exibida no data show. Foram explicados também os conceitos de Música, som, ritmo e movimento, bem como sobre TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação).
Após a apresentação inicial, os alunos foram questionados se já haviam elaborado algum gibi. Alguns afirmaram que sim, mas nenhum afirmou que já havia feito um gibi pelo computador. Então, foi mostrado aos alunos o site PIXTON, onde eles podem, de forma simples e prática elaborar os mais diversos tipos de quadrinho, se familiarizando com essa plataforma, pois futuramente iremos realizar uma atividade de produção em que utilizaremos novamente esta plataforma. Nem todos os educandos afirmaram ter acesso ao computador. Infelizmente, por conta de problemas com a conexão de internet não foi possível fazer a demonstração do passo a passo no próprio site, coisa que já havia sido explicada de maneira breve com imagens na apresentação em slides.
Posteriormente, foi solicitado aos alunos que eles ficassem em pé no meio da sala para realizar uma dinâmica. Novamente com o uso do data show foi exibido um vídeo no qual os educandos deveriam identificar os sons do corpo humano, como o som de pater palmas, caminhar, chorar, rir, etc. E então reproduzir, sendo apresentados posteriormente imagens que representavam os sons. Dessa forma, o objetivo da dinâmica foi trabalhar a interpretação a partir dos sons, vocalidade e coordenação motora.Todos os educandos participaram desta atividade com entusiasmo.
A partir de então foi solicitado que os educandos sentassem em suas bancas que ainda estavam posicionadas em forma de “U” para realizarem uma atividade de produção de texto. Todos escutaram diversos tipos de sons relacionados à natureza e assim desenvolveram uma história que contemplando estes sons. Foi solicitado aos educandos que, ao ouvirem, não falassem o que achavam que era o som para que não influenciasse na percepção do restante da turma. Desta forma, eles demonstravam bastante curiosidade já que deveriam prosseguir na escrita da história a medida que os sons fossem passando. Em uma análise inicial podemos constatar a partir desta atividade que existem alunos em diferentes níveis de escrita.
Para finalizar o momento com os estudantes, pedimos sugestões de atividades relacionadas à música e tecnologia que eles tivessem o interesse em realizar durante a aplicação do projeto.
Foi possível perceber através de falas dos próprios educandos as diversas idéias para execução de atividades, além de muito entusiasmo e ansiedade, o que de certo irá contribuir de forma eficaz na realização do nosso Projeto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição para que possamos fazer sempre o melhor!