17 de Agosto - MÚSICA

A mostrar WP_20150903_14_12_19_Pro.jpg
Neste dia foi realizado a 2º intervenção do Projeto: Desenvolvimento da Leitura e da Escrita: Música e TICs. A ação começou as 13hs e 45 min. após a instalação dos equipamentos eletrônicos para o desenvolvimento do Projeto.
Neste dia foi planejado o trabalho sobre letra musical e sua composição: rimas, versos, estrofes e sua linguagem. Inicialmente foi mostrado pela bolsista Mariá Rego, o vídeo de uma musica: Sonhar de Mc Gui, havendo um interesse notável entre todos os estudantes pela Musica.
Logo em seguida, a Letra da Musica foi exposta, por meio do data show, a fim dos educandos conhecerem a letra detalhadamente. Foi discutido sobre o sentido da letra da Música, dialogando e refletindo com os estudantes sobre a letra de alguns versos. Exemplo de um verso trabalhado:
"Peço pra Deus o caminho iluminar
que a luta que eu trago não me traga dor".
Posteriormente, foi realizado uma dinâmica com algumas crianças, inclusive, uma criança que possui paralisia cerebral leve. A mesma desenvolveu a atividade tranquilamente. Esta dinâmica solicitava que as crianças cantassem uma estrofe da Música.
Para dar início ao estudo sobre RIMAS, ESTROFES E VERSOS, foi trazido em slide uma estrofe da Musica para que os educandos compreendessem os três aspectos supracitados. Houve atenção e participação de todas as crianças neste momento.
Entretanto, após esta etapa, a bolsista Mariá, realizou um jogo de perguntas em slides sobre estrofes, versos e suas quantidades, o que levou as crianças a participarem ativamente nesta atividade de perguntas e resposta.
 O Projeto envolve também o uso das Tecnologias digitais, pensando nisso, realizamos uma atividade Musical, com uma cantiga de um grupo que trabalha Música, numa perspectiva da Pedagogia de Dalcroze: Palavra Cantada. A cantiga Ciranda dos Bichos, envolve sons, movimentos e rimas, o que resultou uma evidente interação e envolvimento dos estudantes neste momento. Foi passado o vídeo pela bolsista Leila Carla e ensinado toda a letra da música por meio de seu vídeo.Logo após, foram reunidas as crianças para cantar e realizar os movimentos da música. As crianças expressou alegria e disposição nesta atividade.
Foi pedido que todos os estudantes sentassem em seus lugares para realizar a próxima etapa da atividade. A letra da Musica foi exposta em word por meio do data show porém faltando algumas palavras que rimavam. O desafio foi que cada criança escrevesse uma palavra diferente da letra original, na qual rimasse com o verso anterior. Neste momento, foi chamado um educando por vez, para digitar a palavra no notebook.
Percebemos que as crianças ainda possuíam dúvidas sobre o trabalho para construção de palavras rimadas. Algumas conseguiam, rimar , outras confundiam com palavras que tinham a primeira sílada por igual.

Contudo, o resultado foi satisfatório e significante para as crianças. Ao final colocamos a Musica de Mc Gui trabalhada inicialmente e fechamos o dia de intervenção cantando com toda a turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição para que possamos fazer sempre o melhor!