Neste
dia foi planejado o trabalho sobre letra musical e sua composição:
rimas, versos, estrofes e sua linguagem. Inicialmente foi mostrado
pela bolsista Mariá
Rego, o vídeo de uma musica: Sonhar de Mc Gui, havendo um interesse
notável entre todos os estudantes pela Musica.
Logo
em seguida, a Letra da Musica foi exposta, por meio do data show, a
fim dos educandos conhecerem a letra detalhadamente. Foi discutido
sobre o sentido da letra da Música, dialogando e refletindo com os
estudantes sobre a letra de alguns versos. Exemplo de um verso
trabalhado:
"Peço
pra Deus o caminho iluminar
que
a luta que eu trago não me traga dor".
Posteriormente,
foi realizado uma dinâmica com algumas crianças, inclusive, uma
criança que possui paralisia cerebral leve. A mesma desenvolveu a
atividade tranquilamente. Esta dinâmica solicitava que as crianças
cantassem uma estrofe da Música.
Para
dar início ao estudo sobre RIMAS, ESTROFES E VERSOS, foi trazido em
slide uma estrofe da Musica para que os educandos compreendessem os
três aspectos supracitados. Houve atenção e participação de
todas as crianças neste momento.
Entretanto,
após esta etapa, a bolsista Mariá, realizou um jogo de perguntas em
slides sobre estrofes, versos e suas quantidades, o que levou as
crianças a participarem ativamente nesta atividade de perguntas e
resposta.
O
Projeto envolve também o uso das Tecnologias digitais, pensando
nisso, realizamos uma atividade Musical, com uma cantiga de um grupo
que trabalha Música, numa perspectiva da Pedagogia de Dalcroze:
Palavra Cantada. A cantiga Ciranda
dos Bichos,
envolve sons, movimentos e rimas, o que resultou uma evidente
interação e envolvimento dos estudantes neste momento. Foi passado
o vídeo pela bolsista Leila Carla e ensinado toda a letra da música
por meio de seu vídeo.Logo após, foram reunidas as crianças para
cantar e realizar os movimentos da música. As crianças expressou
alegria e disposição nesta atividade.
Foi
pedido que todos os estudantes sentassem em seus lugares para
realizar a próxima etapa da atividade. A letra da Musica foi exposta
em word por meio do data show porém faltando algumas palavras que
rimavam. O desafio foi que cada criança escrevesse uma palavra
diferente da letra original, na qual rimasse com o verso anterior.
Neste momento, foi chamado um educando por vez, para digitar a
palavra no notebook.
Percebemos
que as crianças ainda possuíam dúvidas sobre o trabalho para
construção de palavras rimadas. Algumas conseguiam, rimar , outras
confundiam com palavras que tinham a primeira sílada por igual.
Contudo,
o resultado foi satisfatório e significante para as crianças. Ao
final colocamos a Musica de Mc Gui trabalhada inicialmente e fechamos
o dia de intervenção cantando com toda a turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua contribuição para que possamos fazer sempre o melhor!